Viníciux da silva, Salvador
21/12/24 11h30
Everlane Moraes é Cineasta especializada em Direção de Documentário pela EICTV – Cuba. Graduada em Artes Visuais (UFS). Seus filmes transitam entre diferentes gêneros e formatos, evidenciando as questões sociais, filosóficas e espirituais da diáspora negra. Seus filmes foram exibidos em festivais como SUNDANCE, ROTTERDAM e BFI, entre outros.
(Fonte: Embaúba Play)
O cinema de Everlane Moraes é um gesto perene que se constrói no limite entre a faixa de areia e as ondas do mar, nesse espaço sagrado guiado pela sensibilidade afro-diaspórica.
Em “Pattaki” (2019), @everlane.moraes constrói um oriqui cinematográfico, fabulando uma Cuba com seres encantados, marcada pela forte presença de Iemanjá – a mãe dos filhos-peixe – que os hipnotiza e que revela, por meio seus comportamentos quase obsessivos, as contradições e a complexidade da vida na ilha. Aqui, como afirma Tatiana Carvalho Costa, “ganância, contenção, sedução e fé se materializam na performance de quatro figurações que existem no fronteiriço território simbólico entre terra e mar, vivos e mortos, numa recusa à adesão a parâmetros coloniais ou simplificações narrativas restritas a representações e decodificações de uma cosmogonia ‘afro-cuban’, jogando o filme ao oceano-imaginário da diáspora negro-atlântica.”
Por outro lado, “La Santa Cena” (2017) reproduz o cotidiano de uma família afro-cubana santera, evocando a relação entre o carnal e o espiritual no sacrifício do seu último galo para comer. Em conversa com Lygia Pereira, em 2021, Everlane Moraes comenta: “Eu tento fazer uma iconografia que entre em contato direto, em crítica direta ou diálogo direto com outra iconografia que foi imposta. Então se você diz que a ‘Santa Cena’ é essa [da iconografia cristã], eu digo que a ‘Santa Cena’ é esta [a partir do cotidiano de uma família afro-cubana]. É uma disputa de poder simbólico. [...] Eu gosto de ficar brincando, criticando, fazendo diálogos com a história oficial, é isso. E rebaixando ela à superficialidade, mostrando a ela realidades maiores, mais simbólicas.”
“Pattaki”, “La Santa Cena” e outros filmes de Everlane Moraes estão disponíveis gratuitamente em spcineplay.com.br (é necessário se cadastrar na plataforma para assistir aos filmes do catálogo).
Pattaki - Trailer | IFFR 2019
La Santa Cena (Trailer) | Filme Filme
CULTNE - Cineastas Negras - Everlane Moraes
A #TeiaAfrotonizar é uma iniciativa da plataforma Afrotonizar para difundir e promover artistas e agentes criativos e seus trabalhos na cena artística contemporânea, principalmente os que estão no eixo norte e nordeste. Quer ficar conectado com as informações da plataforma @afrotonizar? Então, siga a nossa hashtag #TeiaAfrotonizar e ative as notificações da nossa página! #TeiaAfrotonizar #blackartist #contemporaryart
Comments