top of page

O Afrotonizar.lab é uma plataforma de articulação de encontros que se propõe ao exercício de imaginação política e produção de narrativas descolonizadas. Através da liberação da capacidade criativa, intuitiva e radical, propomos dinâmicas para pensar o mundo além dos moldes de violência que já conhecemos. A proposta é buscar experimentar a construção de poéticas, mergulhar em memórias e expressar artisticamente subjetividade de corpes negres e indígenas.  

composição1.png

MISSÃO E VISÃO

Como é possível imaginar futuros a partir da perda? Como restaurar as memórias que liberta a capacidade radical criativa da juventude negra e indígena? Para além do projeto de dor e luto que o arsenal racial colonial que forja as estruturas sociais, quais imagens queremos manifestar para as vidas negras e indígenas? Como produzir uma experiência visual na flecha-do-tempo espiralado que sobrepõem a vida negra em indígenas? Como produzir uma experiência de vida não-linear que possa transbordar os limites da territorialidade?

 

Na era da representação midiática instantânea, a produção de narrativas que possam dar conta de despertar outros sentidos para além da margem é uma forma de continuar a continuidade da travessia é a intuição. Ao acionarmos a potência do sentir a vida negra e indígena para além da experiência de território, podemos forjar outras narrativas para nossas terras-corpos, que não a morte.

 

O objetivo deste laboratório é justamente permitir a possibilidade do exercício e o experimento da imaginação artística e visual de culturas negras e indígenas, utilizando das ferramentas que surgem do encontro para decodificar tecnologias ancestrais e propor novas imagens de futuros tecidos no tempo encruzilhado.

COMO PRODUZIR TECNOLOGIAS DE INFINITOS A PARTIR DO ENCONTRO?

composição8.png

programa

fundo2.png

O Afrotonizar.Lab busca compreender a partir da diferença cultural sem a demarcação da separabilidade moderna construída pela ontologia colonial, a intersecção de olhares e lugares diversos. Buscando pensar para além do tempo linear e a localidade, apostamos em dinâmicas que impulsionem a criação e o fazer artístico de pessoas negres e indígenas.

 

Nossa programação é dividida em dois momentos, no primeiro convidamos artistas, pensadores, pesquisadores, produtores para o exercício de imaginação política. No segundo momento, oferecemos oficinas de experimentação e produção de narrativas de diferentes linguagens como: fotografia, audiovisual, mapping, realidade virtual, peformance e multidisciplinaridades. 

equipe criativa

fundo2.png
WhatsApp Image 2021-05-27 at 20.57.05.jp

Naymare Azevedo

Coordenação Geral e Curadoria

Artista indisciplinar, escritora, cineasta e produtora executiva. Mestre em Cultura e Sociedade na UFBA e Gestora de Políticas Públicas pela UFRN. Diretora da AYBÁ produtora, idealizadora do Afrotonizar e coordenadora  da MIMB - Mostra Intinerante de Cinemas Negros. 

fundo2.png
WhatsApp Image 2021-02-24 at 18.22.16 (1
lajima.jpeg
sté.jpg

Adu Santos

Produção Criativa e Curadoria

Stephane Souto

Produção Executiva

Iajima Selina

Gestão de Comunicação

Corpa travestigênere, nasceu na cidade de São Paulo e atualmente vive em São Félix. Está bacharelanda em museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Na devir travessia, manipula multilinguagens em suas feituras de subjetivação e experimentação artística  como táticas de enfrentamento contra o mundo implicado. Em 2020 participou da exposição digital coletiva “Fúria Tropical – Desobediência Política” com curadoria da Ué Prazeres para Oyoun Berlin.

 Itabunense, especialista MBA em Marketing e Branding (UNIFACS). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UESC. Em sua trajetória profissional, transita entre a assistência de produção audiovisual, direção artística, produção cultural e produção de conteúdos e gerenciamento de redes sociais.

pesquisadora afrodiaspórica e profissional da cultura. Graduada em Produção Cultural e mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, é também especialista em Gestão Cultural Contemporânea pelo Instituto Itaú cultural. Tem experiência na gestão de espaços culturais, com expertise nas áreas de produção executiva e gestão financeira de projetos culturais. Como estratégia de convergência entre pesquisa acadêmica, atuação profissional e engajamento pessoal, Stéfane tem se dedicado a desenvolver a dissertação “Aquilombamento: um referencial negro para a gestão cultural contemporânea”, pensando a prática da gestão no campo artístico e cultural através de uma perspectiva engajada e ativando tecnologias ancestrais no desenvolvimento de projetos nos quais a experiência dos corpos dissidentes fale em primeira pessoa. Através da Coletiva Denda, atua nas áreas da produção criativa e gestão cultural independente.

colaboradores

fundo2.png
cintia_edited.jpg
clébson-divulgação.jpg

Cintia Guedes

Clébson Francisco

Artista Convidada

Artista Convidado

Cíntia Guedes escreve, pesquisa, edita, é artista e professora da Universidade Federal da Bahia, do Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos. Suas pesquisas atravessam o campo multidisciplinar das artes, e abordam a produção de corporeidades e memórias a partir de perspectivas anti-coloniais e afrodiaspóricas.
Pensando em como articular os espaços de troca de saberes e segredos especulativos entre nós. 

Clébson Francisco é artista visual multilinguagem, atuando entre as artes visuais, o cinema e a literatura, seja como artista, montador, escritor, pesquisador e curador independente. Se relaciona com questões como arquivo, memória, território, tempo, fragmentação, montagem, anticolonialidade, imagem, escrita, conhecimentos não capturados e ficções visuais. Trabalhando com filmes, técnicas mistas, instalações, vídeos, objetos, costuras, bandeiras e apropriação de material de arquivos históricos. Desde 2015 tem participado de diversas exposições coletivas, além de assinar duas curadorias de coletivas entre 2019 e 2020. No cinema, atua sobretudo como Montagem, e também, roteiro e direção. Tem pesquisado e trabalhado com filmes que articulam relações entre a montagem e as imagens de arquivos. É Diretor Criativo da CASAMATA, uma plataforma expandida focada na produção artística contemporânea e emergente, desenvolvendo projetos e ações voltadas para o campo das artes visuais, cinema, literatura e produção cultural. Mestrando pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFPB/UFPE), Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e em Realização em Audiovisual pela Escola Pública de Audiovisual Vila das Artes.

elton.jpeg

Elton Panamby

Artista Convidade

Artista, desensinadore, mãe. Desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens ao longo de 12 anos dedicados à pesquisa e criação a partir de limites psicofísicos atrelados a práticas de modificação corporal em experiências rituais, aparições, vultos e visagens. Vem nessa esteira desde a graduação em Artes do Corpo (PUC-SP) até o doutorado em artes concluído em 2017 (PPGARTES-UERJ). Segue suturando na vida após a pós e trilhando caminhos de cura anti-cis-tema em São Luís/MA. Passou a gerar sonoridades como prática poética no/do escuro, principalmente nos últimos 5 anos como tentativa de tanger o invisível. É atravessado por questões raciais e de gênero que transbordam no movimento vivo no mundo, de criar e fazer-se resistência.

fundo2.png
janaina damasceno_edited.jpg
WhatsApp Image 2021-05-28 at 00.44.15.jpeg

Janaína Damasceno

Jota Mombaça

Professora e Curadora Convidada

Artista Convidada

Janaina Damaceno Gomes é Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Uerj, em Duque de Caxias, e uma das fundadoras do FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro. É doutora em Antropologia pela USP, onde foi orientada pelo professor Kabengele Munanga. Coordena o grupo de pesquisas Afrovisualidades: estéticas e políticas da Imagem Negra, voltado à história visual do negro na África e na diáspora negra.

Artista indisciplinar, vive e trabalha entre Fortaleza e Berlim. Através da performance, da ficção visionária e de estratégias situacionais de produção, pretende ensaiar o fim do mundo, tal como conhecemos, e a figuração do que virá depois que destituirmos a pauta do colonialismo moderno e seu pódio. Trabalha em torno das relações entre monstruosidade e humanidade, estudos queer, diáspora negra, violência e resiliência. justiça descolonial. Jota promove o debate sobre a descolonização e o racismo através de um cruzamento com as dimensões de classe social e de identidade de gênero.

Laryssa Machada.jpg

Laryssa Machada

Artista Convidada

Laryssa machada é artista visual, fotógrafa e filmmaker. Nascida em porto alegre – RS, atualmente vive em salvador – BA. Constrói imagens enquanto rituais de descolonização e novas narrativas de corpo-território. Estudou jornalismo, ciências sociais e artes. Seus trabalhos discutem a construção de imagem sobre LGBT's, indígenas, povo da rua.
A ficção do fim já chegou; um dos caminhos passados através das folhas é dobrar tempo-espaço. Partimos do ponto de que a crise é colonial e desejamos ficcionar futuros possíveis. Mas que futuros? Como adiar a queda do céu?
Uma grande jornada; medicina e mistério. O cenário é assustador pra quem não vive ali; a questão é que no nosso tempo cálculo sem fim e sem começo, quem conhece os caules marcados e encontra o caminho dos portais é quem dali ascende. A desinvasão é um movimento de dentro pra fora e fazemos do ritual imagético um ato de evocação.

fundo2.png
WhatsApp Image 2018-09-25 at 12.08.02 PM (1).jpeg
imagem Olinda- foto-mauricio-requiao-2-durante-as-filmagens-de-uma-mulher-uma-aldeia-em-20

Naine Terena

Olinda Yawar

Artista Convidada

Artista Convidada

É natural de Cuiabá, Mato Grosso, indígena da etnia Terena e ativista. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), docente da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso, mestre em artes pela UnB e doutora em Educação pela PUC-SP. É empreendedora cultural na Oráculo Comunicação, educação e Cultura. Foi agraciada como Mestre da Cultura de Mato Grosso através do Edital MEstres da Cultura /2020 (Lei Aldir Blanc) e é uma das organizadoras do livro Povos Indígenas no Brasil: Perspectivas no fortalecimento de lutas e combate ao preconceito por meio do audiovisual, e do o Dossiê: "EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO SÉCULO XXI: Desafios, especificidades e perspectivas".Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens (dez/2019) (UNEB). curadora independente e assina algumas produções jornalísticas para projetos/veículos de comunicação ambientais e culturais.

Olinda Yawar Wanderley Indígena do povo Tupinambá e Pataxó hãhãhãe, Jornalista, cineasta e ativista ambiental. No final de 2015 apresentou sua obra documental Retomar Para Existir no TCC de Jornalismo. Trabalha como produtora local e assistente de produção, tendo exercido essa função no filme Uma Mulher Uma Aldeia Longa Metragem. Produção: Inspirar Ideias e Ideais, e como assistente de produção no filme Je Suis L’engrais de ma Terre. França/Brasil. DOC Longa Metragem. Produção: Luis Miranda (Paris), ANAI (Salvador Bahia). Em 2018 concluiu seu primeiro longa, Mulheres que Alimentam, participou da Mostra Amotara “Olhares das Mulheres Indígenas” 1 edição como Artista Convidada, Palestrante e Debatedora e Realizadora de obra de Audiovisual exibida na programação, foi produtora da Mostra Paraguaçu de Cinema Indígena 1 edição. Em 2019 foi uma das curadoras do Festival de Cinema Indígena Cine Kurumin 7 edição, Recife e Brasília. Em 2020 concluiu seu primeiro filme ficção Kaapora – O chamado das Matas e o filme Equilíbrio (2020), foi curadora do Cabíria Festival Mulheres e audiovisual. Curadoria, roteiro de série de ficção. (2020).

ventura.png

Ventura Profana

Artista Convidada

Filha das entranhas misteriosas da mãe Bahia, donde artérias de águas vivas sustentam em fé, abunda. Ventura Profana profetiza multiplicação e abundante vida negra, indígena e travesti. Rompe a bruma: erótica, atômica, tomando vermelho como religião. Doutrinada em templos batistas, é pastora missionária, cantora evangelista, escritora, compositora e artista visual, cuja prática está enraizada na pesquisa das implicações e metodologias do deuteronomismo no Brasil e no exterior, através da difusão das igrejas neo-pentecostais. O óleo de margaridas, jibóias e reginas desce possante pelas veredas até inunda-la em desejo: unção. Louva, como o cravar de um punhal lambido de cerol e ferrugem em corações fariseus.

fundo2.png
andressa_edited.jpg
bru.JPG

Andressa Núbia

Bruno Zambelli

Facilitadora

Facilitador

Diretora criativa imersiva, atua na interação arte e tecnologia em seus trabalhos para criar novas pluralidades de mundos. Desenvolve pesquisas ligadas ao Afrofuturismo, estéticas cinematográficas africanas e sistemas de conhecimento afro-diaspórico. Atua como curadora de novas tecnologias na rede de educação Gato Mídia. Fundadora da Ailuros, estúdio de criação e produção de conteúdo imersivo-XR.
Em 2019 idealizou a instalação Iroko Afrofuturista, um portal de conexão com a ancestralidade que remixou artes visuais e mapping.
Andressa Nubia também é artista visual da ‘Mostra Afrofuturista Future Focus: Novos Futuros por lentes Africanas’ , que passou por lugares como: Seattle, África do sul , Accra, Cidade do Cabo, Nairóbi e Ghana.

Zamba busca compartilhar suas experiências pela naturalidade da sua própria personalidade, combinando diversas áreas criativas e tudo aquilo que inspira e potencializa o universo criativo dos seus trabalhos. Formado em Design, trabalhou em empresas de TV, produtoras de filmes, estúdio de Design e startups no desenvolvimento de apps mobile.Nos ultimos anos vem trabalhando com a direção criativa do grupo musical ÀTTØØXXÁ. Além disso, se dedica a dois coletivos que tem como objetivo dar viabilidade e visibilidade ao trabalho de pessoas pretas: Muviu, direcionada ao audiovisual e design; e Bonke Music, focada em direção e produção musical. Atualmente faz parte do quadro de diretores da produtora Surreal Hotel Arts que tem base em São Paulo e Nova Iorque.

kerolayne.jpeg

Kerolayne Kemblin

Facilitadora

Manaura. Artista visual-urbana, arte educadora e empreendedora. O Cotidiano é esse tempo que eu não posso escapar, e por isso tento memorizar em algo tudo aquilo que eu aprendo sobre viver, o tempo, subverter, possibilitar, despertar, através de imagens e afetos. Intenções

fundo2.png
Shai Andrade.jpeg
thamyra.jpeg

Shai Andrade

Thamyra Thâmara

Facilitadora

Facilitadora

28 anos, cresceu em Candeias/Ba, e hoje reside em Salvador. Fotógrafa e artista visual, é Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Audiovisual, na UFBA. Em seu trabalho, documenta e cria movimentada pelas narrativas de existência do negro na afrodiáspora.

Jornalista, roteirista, produtora de narrativas 360• e doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) onde desenvolve pesquisa sobre afrofuturismo, blackness e produção de visualidades anticoloniais. Thamyra é fundadora do GatoMÍDIA, rede e metodologia de aprendizado em mídia e tecnologia para jovens negres e moradores de favelas e periferias de todo o Brasil. Além disso, dirigiu e roteirizou os curtas: ‘Mulheres Negras na Política’ e 'Descolonize o Olhar', exibido na Assembleia Geral da ONU em 2019. E fez parte da sala de roteiro do primeiro documentário em realidade virtual em favela - Na Pele VR, selecionado para o IDFA: International Documentary Filmfestival Amsterdam e SXSW Film Festival .

composição5.png
vetor3.png
bottom of page