top of page

O Afrotonizar.lab é uma plataforma de articulação de encontros que se propõe ao exercício de imaginação política e produção de narrativas descolonizadas. Através da liberação da capacidade criativa, intuitiva e radical, propomos dinâmicas para pensar o mundo além dos moldes de violência que já conhecemos. A proposta é buscar experimentar a construção de poéticas, mergulhar em memórias e expressar artisticamente subjetividade de corpes negres e indígenas.  

espiral_azulclaro.png
confluenciasefabulacoesliquidas_semfundo.png
selo PG branco sem fundo.png

Se as águas doces do Brasil podem chegar à África pelos céus, também a sabedoria de nosso povo pode nos alcançar no Brasil através dos céu. Nego Bispo, 2023

Somos a presença do Rio!

A edição "Confluências e Fabulações Líquidas" do AFROTONIZAR.LAB propõe que entremos em relação com as imagens ativando a fabulação de uma agência fundamentada na liberação radical da imaginação de pessoas racializadas. Em uma imersão criativa e formativa, o programa pedagógico do Afrotonizar.Lab incentiva a experimentação de práticas artísticas para pessoas racialidas criativas/criadoras de imaginários contra-colonais e que retomam memória e futuro em gestos curativos. 

 

Durante três meses, quinze artistas participarão de atividades e processos criativos com outros artistas, curadores e pesquisadores. Ao longo do laboratório, receberão formação e mentoria para a elaboração de um projeto e receberão uma bolsa auxílio no valor de R$2.000,00 (dois mil reais). Ao final da imersão, será realizada uma exposição para apresentar os processos desenvolvidos durante o laboratório.

 

Entre o que se vê, o que se sente e o que se molda no mundo, existe uma zona fertilizada pelos mistérios da condição de vivente, que permitem vislumbrar outros modos de ser e estar, e que abrem caminho para mundos além da gramática ocidental e da hegemonia do pensamento moderno, cuja gênese está ligada à violência total. 

 

Somos presenças contemporâneas de ancestrais que provocaram rupturas transtemporais; nossa jornada é pela continuidade cósmica, infinita e transcendente do humano, somos a origem do futuro. Apostamos que nessa navegação poderemos adentrar pelas águas do mundo rumo a novas formas de liberdade. 

 

Naymare Azevedo, Adu Santos e Cíntia Guedes.

bottom of page