top of page

A memória é uma
casa assombrada

Pretícia Jerônimo

00:00 / 02:22

"A alguns anos percebi que olhar para meu passado me causava arrepios, eu não entendia o porque. Afinal eu conquistei tanta coisa, olhando meu presente de sucesso e grandes conquistas … que medo é esse?  de onde vem essa sensação de, é melhor não olhar pra trás.

E assim vim seguindo, pensando no futuro, quase nunca comemorando o presente, sempre em busca de mais, como se nenhuma conquista me bastasse, lá estava eu olhando para o próximo desafio. 

Quando eu vi a chamada para participação do Afrotonizar Lab nas redes sociais, corri pra inscrever,  pensei mais um território a botar os pés, afinal que futuros imagináveis serão esses a serem produzidos, se é futuro lá estava eu novamente. 

Agradeci ser selecionada e então entrei de cabeça como constumo fazer, mergulhar em profundidade são palavras que me descrevem. 

Eu nem imaginava que o meu futuro estava em olhar para o passado, em adentrar a minha própria casa chamada aqui de memória. 

E então que percebi que a MEMÓRIA É UMA CASA ASSOMBRADA, e assim como num piscar de olhos essa série fotográfica que estava guardada revelou-se em minha retina.

A cada encontro eu me sentia mais fortalecida, conseguia abrir cada cômodo dessa memória. Era como se uma lanterna de luz negra me encorajasse a olhar, adentrar e tomar posse da minha própria casa. 


Compreender o que o trauma foi provocado como um projeto, um projeto destinado aos meus ancestrais e a mim.

O desafio então era  limpar, reorganizar e jogar fora tudo que não me pertence, mas  que mim foi imposto. 

E  agora aqui estou Eu! Como a dona da casa, confiando na vida e sabendo que a cura é coletiva e presente. "

A memoria é uma casa assombrada-1.jpg
A memoria é uma casa assombrada-4.jpg
A memoria é uma casa assombrada-2.jpg
A memoria é uma casa assombrada-3.jpg
A memoria é uma casa assombrada-6.jpg
A memoria é uma casa assombrada-5.jpg
A memoria é uma casa assombrada-8.jpg
A memoria é uma casa assombrada-9.jpg

"A memória é uma casa assombrada"
Série fotográfica
2021

"memóriacasacorpomemória"
Vídeoarte
00:25 seg
2021

bottom of page