Promovendo vozes e narrativas racializadas
A #TeiaAfrotonizar é uma iniciativa da plataforma Afrotonizar que se dedica à difusão e promoção de artistas e agentes criativos racializados, especialmente aqueles situados nos eixos Norte e Nordeste do Brasil. Através de ações que ampliam o acesso às narrativas e práticas artísticas contracoloniais, a Teia conecta talentos, ideias e projetos, criando pontes para fortalecer a cena contemporânea.
Entre seus articuladores, destaca-se viníciux da silva, um artista, pesquisador e tradutor que atua na interseção entre curadoria em arte contemporânea, pensamento negro-indígena radical e cinema negro experimental. Como coordenador geral do Laboratório de Estudos Anticoloniais (LEAC) e pesquisador de conteúdo da plataforma Afrotonizar, viníciux contribui para a consolidação de um espaço crítico e criativo. Premiado por sua escrita afiada e pensamento crítico, ele foi finalista do Prêmio Jabuti em 2021 e vencedor do segundo lugar no concurso de ensaísmo da revista serrote (IMS).
A Teia Afrotonizar reflete o compromisso da plataforma em expandir horizontes, valorizar histórias e transformar a maneira como narrativas racializadas são percebidas e celebradas no Brasil e além.
Foto: Sidjonathas Araújo